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Sa├║de

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE COM ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA

Clique aqui e consulte a Escala de Serviços de Saúde do Município de Mendonça.

Horário de funcionamento
Urgência e Emergência: 24h

Agendamento Clínico Geral
 07:00h e 14:30h

Coordenador de Saúde: Fukumi Yoshimura 

SERVIÇOS OFERECIDOS
1.    RECEPÇÃO 
2.    AGENDAMENTO DE CONSULTAS E EXAMES
3.    AGENDAMENTO DE TRANSPORTE
4.    ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER (pré-natal – puerpério – planejamento familiar)
5.    ATENÇÃO À SAÚDE DO HOMEM
6.    ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA (puericultura)
7.    AÇÕES DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO, MAMA E PRÓSTATA
8.    ATENDIMENTO CLÍNICA MÉDICA, GINECOLOGISTA, UROLOGISTA
9.    ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO
10.    ATENDIMENTO DE FISIOTERAPIA, PSICÓLOGA, NUTRICIONISTA E FONOAUDIÓLOGA
11.    DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS
12.    PROGRAMA DE HIPERTENSÃO E DIABÉTES
13.    ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM (curativo, nebulização e medicação)
14.    COLETA DE EXAMES LABORATORIAIS
15.    VACINAÇÃO
16.    SERVIÇO DE ELETROCARDIOGRAMA
17.    GRUPOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
18.    DISPENSAÇÃO DE PRESERVATIVOS E CONTRACEPTIVOS
19.    VIGILÂNCIA SANITÁRIA E CONTROLE DE VETORES
20.    VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
21.    VISITAS DOMICILIARES
22.    SAMU
23.    PRÓTESE DENTÁRIA
24.    HIDROTERAPIA

Programas: 
•    Saúde da Mulher; 
•    Saúde do Homem;
•    Saúde da Criança;
•    Saúde do Idoso; 

Grupos de Educação em Saúde:
•    HiperDia ( Hipertensos e Diabéticos);
•    Gestantes;

Campanhas:
•    Todos contra a Dengue;
•    Fique Sabendo – HIV e DSTs;
•    Dia Nacional de Combate a Hipertensão.

Estratégia Saúde da Família

A origem do Programa Saúde da Família ou PSF no Brasil, conhecido hoje como "Estratégia da Saúde da Família", por não se tratar mais apenas de um "programa", teve início, em 1994 como um dos programas propostos pelo governo federal aos municípios para implementar a atenção primária. A Estratégia de Saúde da Família visa a reversão do modelo assistencial vigente, onde predomina o atendimento emergencial ao doente, na maioria das vezes em grandes hospitais. A família passa a ser o objeto de atenção, no ambiente em que vive, permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde/doença. O programa inclui ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes. No âmbito da reorganização dos serviços de saúde, a estratégia da saúde da família vai ao encontro dos debates e análises referentes ao processo de mudança do paradigma que orienta o modelo de atenção à saúde vigente e que vem sendo enfrentada, desde a década de 1970, pelo conjunto de atores e sujeitos sociais comprometidos com um novo modelo que valorize as ações de promoção e proteção da saúde, prevenção das doenças e atenção integral às pessoas. Estes pressupostos, tidos como capazes de produzir um impacto positivo na orientação do novo modelo e na superação do anterior, calcado na supervalorização das práticas da assistência curativa, especializada e hospitalar, e que induz ao excesso de procedimentos tecnológicos e medicamentosos e, sobretudo, na fragmentação do cuidado, encontra, em relação aos recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS), um outro desafio. Tema também recorrente nos debates sobre a reforma sanitária brasileira, verifica-se que, ao longo do tempo, tem sido unânime o reconhecimento acerca da importância de se criar um "novo modo de fazer saúde".

No Brasil a origem do PSF remonta criação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) em 1991, como parte do processo de reforma do setor da saúde, desde a Constituição, com intenção de aumentar a acessibilidade ao sistema de saúde e incrementar as ações de prevenção e promoção da saúde. Em 1994 o Ministério da Saúde, lançou o PSF como política nacional de atenção básica, com caráter organizativo e substitutivo, fazendo frente ao modelo tradicional de assistência primária baseada em profissionais médicos especialistas focais.
Percebendo a expansão do Programa Saúde da Família que se consolidou como estratégia prioritária para a reaorganização da Atenção Básica no Brasil, o governo emitiu a Portaria Nº 648, de28 de Março de 2006, onde ficava estabelecido que o PSF é a estratégia prioritária do Ministério da Saúde para organizar a Atenção Básica — que tem como um dos seus fundamentos possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade, reafirmando os princípios básicos do SUS: universalização, equidade, descentralização, integralidade e participação da comunidade - mediante o cadastramento e a vinculação dos usuários. Em 2011 a portaria GM Nº2.488/2011 revogou a portaria GM Nº 648/2006 e demais disposições em contrário ao estabelecer a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica e aprovar a Política Nacional de Atenção Básica para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e para o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).
De acordo com a Portaria Nº 2488/2011 são características do processo de trabalho das equipes de Atenção Básica:
•    Definição do território de atuação e de população sob responsabilidade das UBS e das equipes;
•    Programação e implementação das atividades de atenção à saúde de acordo com as necessidades de saúde da população, com a priorização de intervenções clínicas e sanitárias nos problemas de saúde segundo critérios de freqüência, risco, vulnerabilidade e resiliência. Inclui-se aqui o planejamento e organização da agenda de trabalho compartilhado de todos os profissionais e recomenda-se evitar a divisão de agenda segundo critérios de problemas de saúde, ciclos de vida, sexo e patologias dificultando o acesso dos usuários;
•    Desenvolver ações que priorizem os grupos de risco e os fatores de risco clínico-comportamentais, alimentares e/ou ambientais, com a finalidade de prevenir o aparecimento ou a persistência de doenças e danos evitáveis;
•    Realizar o acolhimento com escuta qualificada, classificação de risco, avaliação de necessidade de saúde e análise de vulnerabilidade tendo em vista a responsabilidade da assistência resolutiva à demanda espontânea e o primeiro atendimento às urgências;
•    Prover atenção integral, contínua e organizada à população adscrita;
•    Realizar atenção à saúde na Unidade Básica de Saúde, no domicílio, em locais do território (salões comunitários, escolas, creches, praças, etc.) e outros espaços que comportem a ação planejada;
•    Desenvolver ações educativas que possam interferir no processo de saúde-doença da população, no desenvolvimento de autonomia, individual e coletiva, e na busca por qualidade de vida pelos usuários;
•    Implementar diretrizes de qualificação dos modelos de atenção e gestão tais como a participação coletiva nos processos de gestão, a valorização, fomento a autonomia e protagonismo dos diferentes sujeitos implicados na produção de saúde, o compromisso com a ambiência e com as condições de trabalho e cuidado, a constituição de vínculos solidários, a identificação das necessidades sociais e organização do serviço em função delas, entre outras;
•    Participar do planejamento local de saúde assim como do monitoramento e a avaliação das ações na sua equipe, unidade e município; visando à readequação do processo de trabalho e do planejamento frente às necessidades, realidade, dificuldades e possibilidades analisadas;
•    Desenvolver ações intersetoriais, integrando projetos e redes de apoio social, voltados para o desenvolvimento de uma atenção integral;
•    Apoiar as estratégias de fortalecimento da gestão local e do controle social; e
•    Realizar atenção domiciliar destinada a usuários que possuam problemas de saúde controlados/compensados e com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde, que necessitam de cuidados com menor frequência e menor necessidade de recursos de saúde e realizar o cuidado compartilhado com as equipes de atenção domiciliar nos demais casos.

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