Município de Mendonça

Prefeitura

Serviços

Imprensa

Fale Conosco

Links Úteis

Notícias

Dois karatecas de Mendonça disputam título mundial na Itália

Dois karatecas de Mendonça disputam título mundial na Itália

O sonho de se tornar campeão mundial que parecia ser impossível, agora está próximo de se tornar realidade para os karatecas bicampeões brasileiros Richard Abreu Athaytes e Milene Brasil. Faltando praticamente um mês para a competição mais importante da modalidade, os jovens que garantiram a vaga no último final de semana (8 a 10 setembro), no 18ª Campeonato Brasileiro de Karatê, em Curitiba-PR, disputam pela primeira vez a competição, que será realizada na Itália, entre os dias 25 a 29 de outubro. Além deles, outros dois também se destacaram no campeonato brasileiro, Gabriel Bonfanti e a Ingridy Fernanda.

Dos quatros atletas de Mendonça que disputaram o Brasileiro, todos subiram ao pódio e trouxeram medalhas para a cidade. Pela primeira vez, na competição o atleta Gabriel competiu pela categoria Acd especial e garantiu 1º lugar no Kata (luta imaginária), a Ingridy participou pela categoria13/14 anos e foi vice-campeã no Kata e na luta; (caso a campeã desista, ela poderá representar a categoria no mundial). O adolescente Richard já era um dos favoritos ao título, pelo fato de ter vencido o ano passado, em busca do seu bicampeonato, ele garantiu a vitória em luta, pela categoria 13/14 anos - faixa roxa acima - 60 kg e garantiu a vaga para campeonato mundial. O mesmo aconteceu com a atleta Milene, ela também garantiu o seu bicampeonato pela categoria 15/17 anos - faixa roxa acima – 52 kg e foi campeã na luta individual e vice-campeã na equipe, se classificando para o mundial. 

Para o sensei Miguel Antonio Gonçalves, o resultado não foi nenhuma surpresa. “Desde o início vi que eles tinham potencial para ir longe no karatê, mas o caminho até o título brasileiro e agora mundial, não foi fácil, foram anos de dedicação e muito treinamento durante a semana e aos sábados”, afirma. “Nada disso seria possível se não houvesse o apoio dos pais e também pela obediência técnica dos alunos. O karatê é um esporte que tem como objetivo a formação do caráter para que no futuro tenhamos uma sociedade melhor, os resultados positivos, são apenas conseqüências do belo trabalho desenvolvido pelos nossos atletas”, conclui.

 

Tão perto do sonho

Para os dois representantes da categoria pelo Brasil no mundial, a classificação trouxe mais motivação para seguir no esporte. Há mais de 10 anos praticando o karatê, após influencia dos irmãos, o estudante Richard Abreu Athaytes, diz que se sente honrado em poder participar de uma competição tão importante e ainda representar o país. “Estou muito feliz, espero trazer mais este título para o país!”. O adolescente diz que sonha participar das olimpíadas de 2020 em Tóquio. “É um sonho que pretendo conquistar com a minha dedicação e esforço”, relata.  

Para os pais, a dedicação do filho é motivo de orgulho para família. “Ele muito dedicado por isso, acabou se destacando no esporte. Quando escolhemos colocar eles nas aulas, foi com o objetivo discipliná-lo e desde então, sempre incentivamos pra ele continuar”, diz o pai Valter Athaytes.  

Já a Milene Brasil da Silva conta que começou a praticar o karatê com 7 anos, mas que teve um tempo que desanimou do esporte e ficou parada por quatro anos, segundo ela, a paixão falou mais alto e hoje comemora os resultados obtidos nas competições. “Nossa eu estou muito feliz, não tenho palavras pra dizer, será muito gratificante representar o país no mundial, é um sonho que eu quero alcançar e dar o melhor de mim”, conclui.

Com a classificação nas mãos, os atletas vão ter que vencer mais um adversário antes de embarcarem para a Itália, a falta de patrocínio. Para poderem viajar, eles e o professor sensei Miguel, vão precisar desembolsar uma média de R$ 9 mil cada um, totalizando R$ 27 mil. Atualmente as equipes têm o apoio de algumas empresas e do comércio da cidade, mas ainda não é suficiente para bancar todas as despesas. Os interessados em ajudar os atletas, devem entrar em contato com a prefeitura, através do telefone: (17) 3248-9000. 

Assessoria de Comunicação

 

 

subir_topo

© Município de Mendonça. Todos os direitos reservados. Telefone: (17) 3248-9000 Rua Santos Dumont, 682 - Cep 15220-000 Design e Tecnologia por Amplitudenet