Município de Mendonça

Prefeitura

Serviços

Imprensa

Fale Conosco

Links Úteis

Notícias

Crianças e adolescentes recebem a vacina contra meningite C e HPV

Crianças e adolescentes recebem a vacina contra meningite C e HPV

Cerca de 218 alunos entre 9 a 14 anos estão sendo vacinados nas escolas de Mendonça desde o início da semana, contra a meningite C e HPV(Papiloma Vírus Humano). A ação faz parte do novo calendário de vacinação do Ministério da Saúde que amplia a partir deste ano, a vacinação contra a meningite C para adolescentes de 12 e 13 anos, a fim de garantir a proteção e diminuir o número de casos da doença no Brasil.

Segundo a Chefe vigilância epidemiológica de Mendonça Marta Alves de Souza, a iniciativa de vacinar  nas escolas foi para que aumentasse a cobertura vacinal. “Importante lembrar que só fazemos as vacinas com a permissão dos pais ou responsáveis, a grande maioria autoriza pois são vacinas seguras”, reforça.

Até 2016, a vacina contra meningite C estava disponível apenas para crianças entre três meses e quatro anos. A doença continua sendo identificada como a de maior frequência nos postos de saúde (cerca de 60 a 70% dos casos) e apresenta rápida evolução, gravidade e letalidade, com potencial epidêmico.

Já com a inclusão dos meninos na vacinação do HPV, o Ministério da Saúde espera proteger e prevenir os meninos contra os cânceres de pênis, ânus e garganta e contra as verrugas genitais. Foram inclusos também homens de 9 a 26 anos portadores de AIDS (HIV), síndrome da imunodeficiência adquirida, desde que apresentem indicação médica.

Assesoria de Comunicação

subir_topo

© Município de Mendonça. Todos os direitos reservados. Telefone: (17) 3248-9000 Rua Santos Dumont, 682 - Cep 15220-000 Design e Tecnologia por Amplitudenet